A Iniciativa

Vamos

VAMOS contar-lhe como tudo começou

Em 2015 a União das Misericórdias Portuguesas criou o projeto VIDAS – Valorização e Inovação em Demências, que visava, numa primeira fase, identificar a população com demência que já se encontrava a receber cuidados nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas – ERPI´s – das Santas Casas.

Para tal, foi criada uma equipa multidisciplinar de investigação e foi solicitado apoio às Misericórdias que se quisessem participar no projeto.

Os resultados foram surpreendentes. Chegou-se à conclusão que mais de 85% das pessoas institucionalizadas nas ERPi’s tinham algum tipo de demência.

Perante estes valores, facilmente se compreendeu que a aposta deveria ser na qualificação dos profissionais através de formação específica nesta área. Por outro lado, era também importante a requalificação dos edifícios já existentes, dotando-os de espaços adequados às pessoas com demência.

A Misericórdia de Seia aderiu a este projeto nas duas vertentes: os profissionais receberam formação prática e foram feitas obras de ampliação e remodelação do edifício existente.

Mas…

Depois de tudo isto, quisemos mais.

Sabíamos que o número de pessoas com demência estava a aumentar em Portugal e que muitas delas estavam sem qualquer apoio no seu domicílio a serem cuidadas com imenso carinho por familiares em dificuldade por não terem conhecimento suficiente para lidar com a doença e com o doente.

Daqui surgiu-nos a pergunta:

VAMOS ajudar estas pessoas a permanecerem nos seus domicílios, a atrasar a evolução da doença e vamos ajudar estes familiares, cuidadores informais, a terem mais segurança e prestarem melhores cuidados?

VAMOS sim!

E cá estamos.

Agora que já sabe o que fazemos, VAMOS contar-lhe como fazemos

  • Em primeiro lugar, VAMOS querer conhecer o doente e as outras pessoas importantes, nomeadamente os cuidadores.
  • VAMOS também querer conhecer a casa onde a pessoa vive e as suas rotinas para podermos ajudar a adaptar o que for necessário. Queremos muito que tenham as melhores condições de mobilidade e organização para que as rotinas diárias possam ser feitas de forma simples e segura.
  • Depois de tudo isto…

...VAMOS pôr mãos à obra

Desenvolvemos atividades desenhadas exclusivamente para cada um dos doentes, variando de pessoa para pessoa, de acordo com as suas necessidades e limitações.

Criámos espaços e materiais, também exclusivos, para tornar mais eficaz a nossa intervenção:

O Campo dos Sentidos é um local que vai certamente fazer a diferença na vida dos doentes e seus cuidadores. Aqui desenvolvemos competências cognitivas, sensoriais e até sociais, orientadas para a ruralidade e proximidade à terra.

Acreditamos que todos vão querer conhecer. Neste momento, o nosso espaço ainda é pequenino, mas pela importância que sabemos que tem na vida daqueles que o utilizam, já temos o projeto aprovado para a construção de um novo, cuja dimensão nem se compara. Deixamos algumas imagens e explicações, para poder espreitar e ficar a conhecer mais. Clique aqui.

O Kit do Cuidador é um conjunto de materiais e ferramentas de apoio que vai ajudar os cuidadores a promoverem atividades nos momentos em que a equipa não está. Ficará brevemente disponível para o conhecer melhor.

Por fim, convidamo-lo a ir ao nosso Blog onde encontra mais informação sobre as demência que acreditamos que lhe seja muito útil. Siga-nos também nas redes sociais e espreite o que andamos a fazer. 

Através dos nossos contactos pode colocar-nos as suas dúvidas.

Se nos quiser ajudar, basta ir à nossa página “Ser Solidário” e adquirir um dos nossos produtos. Lá pode encontrar presentes que vão surpreender quem mais gosta.

O valor total reverte a favor desta Iniciativa. Consigo VAMOS mais longe nesta batalha contra as demências. 

Obrigada por estar connosco.

Ao comprar um produto da loja da Santa casa da Misericórdia de Seia está a contribuir para este projeto.