Blog

TIPOS DE DEMÊNCIA MAIS FREQUENTES

1. Doença de Alzheimer 

A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de Demência (cerca de 50% a 70% de todos os casos). É uma doença progressiva, degenerativa e que afeta o cérebro. 

A impossibilidade de comunicação dentro do cérebro, provocada por um conjunto de alterações cerebrais, danifica as conexões existentes entre as células cerebrais. 

Estas acabam por morrer, e isto traduz-se numa incapacidade de recordar ou assimilar a informação. Deste modo, conforme a Doença de Alzheimer vai afetando as várias áreas cerebrais, vão-se perdendo certas funções ou capacidades. 

2. Demência Vascular 

Tipo de Demência associado aos problemas da circulação do sangue para o cérebro. Existem vários tipos de Demência Vascular, mas as duas formas mais comuns são a Demência por multienfartes cerebrais e Doença de Binswanger. 

A primeira é causada por vários pequenos enfartes cerebrais, também conhecidos por acidentes isquémicos transitórios e é provavelmente a forma mais comum de Demência Vascular. 

A segunda, também denominada por Demência vascular subcortical, está associada às alterações cerebrais relacionadas com os enfartes e é causada por hipertensão arterial, estreitamento das artérias e por uma circulação sanguínea deficitária. 

3. Doença de Parkinson 

É uma perturbação progressiva do sistema nervoso central, caracterizada por tremores, rigidez nos membros e articulações, problemas na fala e dificuldade na iniciação dos movimentos. Numa fase mais avançada da doença, algumas pessoas podem desenvolver Demência. 

A medicação pode melhorar a sintomatologia física, mas também pode provocar efeitos secundários que incluem: alucinações, delírios, aumento temporário da confusão e movimentos anormais. 

4. Demência de Corpos de Lewy 

É causada pela degeneração e morte das células cerebrais. O nome deriva da presença de estruturas esféricas anormais, denominadas por corpos de Lewy, que se desenvolvem dentro das células cerebrais e que se pensa poderem contribuir para a morte destas. 

As pessoas com Demência de Corpos de Lewy podem ter alucinações visuais, rigidez ou tremores (parkinsonismo) e a sua condição tende a oscilar rapidamente, de hora a hora ou de dia para dia.

5. Demência Frontotemporal 

Demência frontotemporal (DFT) é o nome dado a um grupo Demências em que existe a degeneração de um ou de ambos os lobos cerebrais frontal e temporal. Este tipo de demência pode estar associado à Doença de Pick. 

Ou 

A demência frontotemporal (DFT) é um tipo de demência que ocorre quando as células nervosas nos lobos frontal e temporal do cérebro degeneram. As principais alterações são comportamentais ao nível da personalidade, linguísticas e motoras. 

Cerca de 50% das pessoas com DFT tem história familiar da doença. 

6. Doença de Huntington 

É uma doença degenerativa e hereditária, que afeta o cérebro e o corpo. 

Inicia-se, habitualmente, entre os 30 e 50 anos e é caracterizada pelo declínio intelectual e movimentos irregulares involuntários dos membros ou músculos faciais. 

As alterações de personalidade, memória, fala, capacidade de discernimento e problemas psiquiátricos são outros sintomas característicos desta doença. 

7. Demência provocada pelo álcool (Síndrome de Korsakoff) 

O consumo excessivo de álcool pode levar a danos cerebrais irreversíveis. 

Este tipo de demência pode ser prevenido e se houver cessação do consumo podem existir algumas melhorias. As partes cerebrais mais vulneráveis são as implicadas na memória, planeamento, organização e discernimento, competências sociais e equilíbrio. 

8. Doença de Creutzfeldt-Jacob 

É uma perturbação cerebral fatal, extremamente rara, causada por uma partícula de proteína denominada por prião. A sua incidência por ano é de um caso por cada milhão de pessoas. 

Os primeiros sintomas incluem falhas de memória, alterações do comportamento e falta de coordenação. À medida que a doença progride, usualmente com rapidez, a deterioração mental torna-se evidente, surgem movimentos involuntários, podendo a pessoa cegar, desenvolver fraqueza nos membros e, por fim, entrar em coma. 

Partilhar artigo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Ao comprar um produto da loja da Santa casa da Misericórdia de Seia está a contribuir para este projeto.