Blog

TIPOS DE DEMÊNCIA MAIS FREQUENTES

1. Doença de Alzheimer 

A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de Demência (cerca de 50% a 70% de todos os casos). É uma doença progressiva, degenerativa e que afeta o cérebro. 

A impossibilidade de comunicação dentro do cérebro, provocada por um conjunto de alterações cerebrais, danifica as conexões existentes entre as células cerebrais. 

Estas acabam por morrer, e isto traduz-se numa incapacidade de recordar ou assimilar a informação. Deste modo, conforme a Doença de Alzheimer vai afetando as várias áreas cerebrais, vão-se perdendo certas funções ou capacidades. 

2. Demência Vascular 

Tipo de Demência associado aos problemas da circulação do sangue para o cérebro. Existem vários tipos de Demência Vascular, mas as duas formas mais comuns são a Demência por multienfartes cerebrais e Doença de Binswanger. 

A primeira é causada por vários pequenos enfartes cerebrais, também conhecidos por acidentes isquémicos transitórios e é provavelmente a forma mais comum de Demência Vascular. 

A segunda, também denominada por Demência vascular subcortical, está associada às alterações cerebrais relacionadas com os enfartes e é causada por hipertensão arterial, estreitamento das artérias e por uma circulação sanguínea deficitária. 

3. Doença de Parkinson 

É uma perturbação progressiva do sistema nervoso central, caracterizada por tremores, rigidez nos membros e articulações, problemas na fala e dificuldade na iniciação dos movimentos. Numa fase mais avançada da doença, algumas pessoas podem desenvolver Demência. 

A medicação pode melhorar a sintomatologia física, mas também pode provocar efeitos secundários que incluem: alucinações, delírios, aumento temporário da confusão e movimentos anormais. 

4. Demência de Corpos de Lewy 

É causada pela degeneração e morte das células cerebrais. O nome deriva da presença de estruturas esféricas anormais, denominadas por corpos de Lewy, que se desenvolvem dentro das células cerebrais e que se pensa poderem contribuir para a morte destas. 

As pessoas com Demência de Corpos de Lewy podem ter alucinações visuais, rigidez ou tremores (parkinsonismo) e a sua condição tende a oscilar rapidamente, de hora a hora ou de dia para dia.

5. Demência Frontotemporal 

Demência frontotemporal (DFT) é o nome dado a um grupo Demências em que existe a degeneração de um ou de ambos os lobos cerebrais frontal e temporal. Este tipo de demência pode estar associado à Doença de Pick. 

Ou 

A demência frontotemporal (DFT) é um tipo de demência que ocorre quando as células nervosas nos lobos frontal e temporal do cérebro degeneram. As principais alterações são comportamentais ao nível da personalidade, linguísticas e motoras. 

Cerca de 50% das pessoas com DFT tem história familiar da doença. 

6. Doença de Huntington 

É uma doença degenerativa e hereditária, que afeta o cérebro e o corpo. 

Inicia-se, habitualmente, entre os 30 e 50 anos e é caracterizada pelo declínio intelectual e movimentos irregulares involuntários dos membros ou músculos faciais. 

As alterações de personalidade, memória, fala, capacidade de discernimento e problemas psiquiátricos são outros sintomas característicos desta doença. 

7. Demência provocada pelo álcool (Síndrome de Korsakoff) 

O consumo excessivo de álcool pode levar a danos cerebrais irreversíveis. 

Este tipo de demência pode ser prevenido e se houver cessação do consumo podem existir algumas melhorias. As partes cerebrais mais vulneráveis são as implicadas na memória, planeamento, organização e discernimento, competências sociais e equilíbrio. 

8. Doença de Creutzfeldt-Jacob 

É uma perturbação cerebral fatal, extremamente rara, causada por uma partícula de proteína denominada por prião. A sua incidência por ano é de um caso por cada milhão de pessoas. 

Os primeiros sintomas incluem falhas de memória, alterações do comportamento e falta de coordenação. À medida que a doença progride, usualmente com rapidez, a deterioração mental torna-se evidente, surgem movimentos involuntários, podendo a pessoa cegar, desenvolver fraqueza nos membros e, por fim, entrar em coma. 

Partilhar artigo
Ao comprar um produto da loja da Santa casa da Misericórdia de Seia está a contribuir para este projeto.